
Gostamos de ver a vida como uma sucessão de ciclos e estamos próximos de encerrarmos mais um, e que mais gosto desse momento é o convite, e a possibilidade de uma pausa revigorante, para reflexão – além das confraternizações, é claro.
Para muitos o final do ano é passível de descanso. Muitos órgãos públicos e empresas entram em recesso, diversos setores da economia entram em modo stand by. Meu setor, o de prestação de serviços na área de Recursos Humanos, é um desses. Quase nada acontece entre o Natal e a primeira segunda-feira do ano, permitindo que eu possa renovar minhas energias e, principalmente, refletir sobre o ano que passou e planejar o ano vindouro.
Se compartilha desse sentimento, convido-o a analisar seu ano de 2015 à luz dos tópicos abaixo:
Evolução Intelectual:
Como foi seu ano em relação ao desenvolvimento do intelecto?
- cursos realizados;
- diplomas conquistados;
- livros lidos;
- congressos frequentados;
Amadurecimento emocional:
Como considera o seu amadurecimento emocional?
- Como estão seus relacionamentos? Tem buscado reconciliações? Evitado discussões improdutivas? Tem sido assertivo na exposição de argumentos? Como tem encarado críticas e opiniões contrárias às suas?
- Como está sua empatia? Tem conseguido se colocar no lugar do outro? Tem agido com compreensão e respeito? Tem elogiado? Tem se preocupado com o próximo?
Reconhecimento:
Como obteve reconhecimento?
- Aumento salarial, bônus, comissão, participação;
- Aumento de responsabilidades: equipe, orçamento, unidades de negócio, gestão de produtos;
- Prêmios, certificações, elogios;
- Promoção;
Resultados:
Como considera os resultados alcançados? Abaixo, acima ou dentro das metas estabelecidas? Quão satisfeito está com eles?
Network:
Quanto você se dedicou ao cultivo de sua rede? Frequentou festas, eventos, reuniões? Atendeu à pedidos? Retornou mensagens e ligações? Foi cordial e solícito? Conheceu pessoas novas?
Experiências:
Que fez de diferente ou novo em 2015? Quão ampliada foi a sua experiência ao longo deste ano?
———————-
Uma vez realizada a reflexão de sua retrospectiva, fica mais fácil estabelecer os objetivos e as estratégias para 2016.
De toda a reflexão que fizestes, quais os pontos dos quais se orgulhou? Quais os pontos que precisam ser melhorados? Quais aspectos de sua carreira devem ser trabalhados e de que forma?
Espero ter contribuído com esse momento de planejamento e faço votos de muito sucesso para sua carreira em 2016.
————————–