Franquia: carreira empreendedora

Na semana passada, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou a 25ª. edição da Exposição de Franchising. O evento contou com uma quase incontável quantidade de franqueadores, distribuídos em mais de 20 setores da economia, com valores de investimento para todos os gostos, digo, bolsos, de R$ 10 mil a até mais que R$ 1 milhão.

Além das opções de franquias, o evento também contou com treinamentos e com a presença de diversos fornecedores, como instituições financeiras ávidas a financiar novos projetos, provedores de pagamento/recebimento eletrônicos e consultorias para apoiar projetos tanto de franqueadores quanto de pessoas interessados nas franquias.

A ABF, em parceria com o SEBRAE, oferece vários cursos para capacitação de franqueados e franqueadores, como:

– Entendendo o franchising

– Programa de capacitação em franchising

– Gestão de redes de franquias

– Locações comerciais

– E-franquias

A franquia se apresenta como uma boa opção para quem quer empreender, afinal, é uma maneira de começar com uma boa estrutura, ou seja, com know-how e uma marca já estabelecida. O franqueado “herda” o conhecimento em gestão do negócio, é apoiado pelo franqueador – que também tem interesse pelo seu sucesso – e se beneficia de todo o marketing realizado pelo franqueador.

É um bom atalho para quem quer iniciar um negócio, é claro que tem seu preço – a questão é avaliar o custo/benefício. E para essa avaliação, o profissional pode contar com a ABF, o SEBRAE e as consultorias especializadas neste assunto, como a AAClass Franquias, a qual recomendo por conhecer a fundo o trabalho realizado por Neca Fernandes.

Portanto, quem quiser estudar o assunto, visite a página da Expo 2016, da ABF e da AAClass. E atenção cariocas! De 6 a 8 de outubro a Expo acontecerá no Rio de Janeiro